Magaldi
sheik
CARMENS TOPO
casa da linguiça
Desastre Ecológico

Petróleo no Nordeste já é o maior desastre ambiental do litoral brasileiro

Manchas de petróleo chegaram a 2.100 km de extensão, 138 praias e 62 cidades. Animais já são vítimas da poluição

12/10/2019 14h54Atualizado há 6 dias
Por: Fabrício Vieira
90
Crime ambiental
Crime ambiental

Machuca ouvir que uma das maiores belezas do Brasil está envolvida em um crime ambiental – porque acidente parece um termo injusto demais para o que está acontecendo nas praias do Nordeste. No dia 2 de setembro, as primeiras manchas de petróleo começaram a aparecer entre Alagoas e Pernambuco. Desde então, o rastro poluente só vem aumentando, tendo chegado a 2.100 km de extensão, 138 praias e 62 cidades. É o maior desastre ambiental da história do litoral brasileiro, de acordo com o Ibama.

De acordo com os últimos levantamentos realizados pelo instituto, a mancha mais ao norte fica em Alcântara, no Maranhão. O ponto mais ao sul dela fica em Esplanada, na Bahia.

Foram encontrados resquícios de petróleo até mesmo no Rio São Francisco. 

Marcelo Amorim, coordenador-geral de Emergências Ambientais do Ibama, explica que não se sabe ainda quem começou o vazamento e que todas as hipóteses estão sendo investigadas, inclusive a levantada inicialmente pelo presidente Jair Bolsonaro de que o derramamento de petróleo tenha sido criminoso.

Preocupado com a repercussão da sua afirmação, ele voltou atrás logo em seguida, corrigindo a fala para “quase certeza de que foi criminoso”.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários