CARMENS TOPO
Magaldi
casa da linguiça
sheik
Facção Criminosa

MP revela detalhes do 'estatuto' da facção Os Manos

Material impresso apreendido na Operação Kommunication, no começo de fevereiro, estabelece as regras para os integrantes da facção que domina parte dos presídios gaúchos

10/09/2019 10h57Atualizado há 1 semana
Por: Fabrício Vieira
97
Estatuto dos Manos descoberto pelo MP após cumprimento de mandado
Estatuto dos Manos descoberto pelo MP após cumprimento de mandado

 

"Todo integrante que estiver definitivamente com a facção estará por livre espontânea vontade ciente que estará em compromisso com essas regras". Assim começa o texto contido em quatro folhas impressas com o título "Constituição dos Manos". As regras básicas estabelecidas no documento são a contribuição de R$ 200 mensais por integrante da facção e a divulgação da marca do grupo, simbolizada pelos números "14-18-12".


O material foi divulgado na manhã dessa terça-feira pelo Ministério Público, depois da análise do que havia sido apreendido no começo de fevereiro, durante a Operação Kommunication, que foi a segunda ofensiva contra a organização criminosa nas cadeias gaúchas.

A "vaquinha" já havia sido revelada em escutas no dia daquela ação. Conforme a apuração do MP, o dinheiro serviria para contratação de advogados, auxílio às famílias de presos aliados e principalmente a compra de armas.

De acordo com o promotor Ricardo Herbstrith, todas as informações coletadas a partir do documento serão reunidas em um relatório a ser entregue às varas de execuções criminais de Porto Alegre e Região Metropolitana, responsáveis pelo controle dos presídios.


Operação Kommunication cumpriu 10 mandados de prisão preventiva, sendo cinco de criminosos que já estavam na Pasc

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.