Magaldi
casa da linguiça
CARMENS TOPO
sheik
Especial

Star Wars: Entenda a linha do tempo da franquia

Entendendo a franquia Star Wars

07/09/2019 15h23Atualizado há 2 semanas
Por: Fabrício Vieira
91
STAR WARS: A SAGA (Fig. 1)
STAR WARS: A SAGA (Fig. 1)

Da saga Skywalker aos spin-offs, passando pelas séries animadas e produções do Disney+.

Com tantos filmes e séries de TV da franquia Star Wars, difícil saber qual produção se encaixa aonde cronologicamente falando, não é mesmo? O básico você já sabe: a linha do tempo da saga dos Skywalker se divide por números, mais fácil ainda do que gravar os subtítulos dos filmes. Começa com os três prelúdios, Episódios III e III; depois segue para a trilogia clássica, Episódios IVV e VI, e termina com os três filmes mais recentes, Episódios VIIVIII e IX, ainda inédito.

Mas e no meio? O que se encaixa? Durante a D23 Expo, a "Comic-Con da Disney", a Lucasfilm divulgou a cronologia completa da franquia, incluindo os novos projetos como as séries de TV The Mandalorian e a protagonizada por Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor). Chegou a hora de entender essa linha do tempo completa de Guerra nas Estrelas.

Primeiro de tudo, é preciso compreender que a cronologia agora divide toda a saga Star Wars em três épocas — a Era da República, a Era da Rebelião e a Era da Resistência — nomes familiares para quem acompanha os quadrinhos recentes da franquia. Cada época leva o nome do grupo pelo qual os heróis lutaram durante determinada trilogia. Já as séries de TV expandem as histórias dessas épocas, contando o que acontece durante e em torno dos longas-metragens.

Confira na Fig. 1

ERA DA REPÚBLICA

A Era da República é a da trilogia prequela*, composta por Episódio I: A Ameaça FantasmaEpisódio II: Ataque dos Clones e Episódio III: A Vingança dos Sith. Esses filmes descrevem a queda da República e a ascensão do Império Galático. Nesse mesmo período, acontecem os eventos da série animada Star Wars: The Clone Wars, cobrindo a lacuna entre Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith.

Prequela* é um substantivo feminino que descreve uma obra literária, dramática ou cinematográfica que relata acontecimentos anteriores de uma determinada obra, muitas vezes revelando os mesmos personagens quando eram mais novos. Esta palavra tem origem no termo em inglês "prequel", que surgiu entre 1970 e 1975.)

Entre a Era da República e a Era da Rebelião, existem produções que conectam essas épocas. Trata-se do filme Han Solo: Uma História Star Wars, que acontece no mesmo período que a vindoura série sobre Obi-Wan Kenobi — ou seja, no final da Era da República, oito anos depois de A Vingança dos Sith, quando ainda existia um Império Galático.

ERA DA REBELIÃO

Outras produções que são ambientadas antes de Rogue One e Uma Nova Esperança, no caso, no início da Era da Rebelião, são a série animada Star Wars Rebels e o seriado prelúdio de Rogue One protagonizado por Cassian Andor (Diego Luna) e K2-SO (Alan Tudyk). Elas explicam o surgimento da Aliança Rebelde.

A Era da Rebelião é a da trilogia original de Guerra nas Estrelas, formada por Uma Nova EsperançaO Império Contra-ataca e O Retorno de Jedi (Episódios IVV e VI, respectivamente). Esses longas-metragens contam a história da luta da Aliança Rebelde contra o Império. Pouco antes de Uma Nova Esperança, acontecem os eventos do spin-off Rogue One, que explicam como os planos da Estrela da Morte foram roubados e chegaram até as mãos de Leia Organa (Carrie Fisher).

 

Entre a Era da Rebelião e a Era da Resistência, será ambientada The Mandalorian. A série estrelada por Pedro Pascal acompanha os eventos após a derrocada do Império, a galáxia é uma terra de ninguém, caótica, repleta de caçadores de recompensa.

ERA DA RESISTÊNCIA

A Era da Resistência acompanha os eventos da trilogia moderna, composta por O Despertar da ForçaOs Últimos Jedi e A Ascensão Skywalker (Episódios VIIVIII e IX, respectivamente), contando a história das batalhas da Resistência e da Primeira Ordem após a queda do Império Galático. Esta época também inclui a série animada Star Wars Resistance e a trama por trás da área temática "Star Wars: Galaxy's Edge" nos parques da Disney.

Star Wars: A Ascensão Skywalker estreia no dia 19 de dezembro.
The Mandalorian estreia no Disney+ em 12 de novembro nos Estados Unidos, e no Brasil deve chegar em 2020.

 

 

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.