CARMENS TOPO
casa da linguiça
sheik
ARTE

Exposição fotográfica em Porto Alegre retrata o empoderamento negro e a resistência contra o racismo

Exposição Black Power estreia nesta sexta-feira (28) na Casa de Cultura Mario Quintana. Mostra gratuita estará em cartaz até o dia 27 de julho. Fotógrafo conta a importância de se colocar pessoas negras como protagonistas para que o preconceito seja combatido.

28/06/2019 18h32
Por: Fabrício Vieira
Fonte: G1 RS
176

A exposição Black Power, que estreia nesta sexta-feira (28) na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, retrata a resistência contra o racismo. O fotógrafo Claudio Benevenga exibe registros fortes e concretos, para mostrar o empoderamento negro e a importância do combate ao preconceito. A mostra é gratuita e estará em cartaz até o dia 27 de julho.

O fotógrafo conta que demorou 10 meses para produzir a exposição. As imagens foram feitas em vários locais de Porto Alegre, como na Redenção e na Rua Voluntários da Pátria.

"As fotos foram todas externas, gosto do trabalho externo. Nas fotografias, há atores, bailarinos, e um senegalês. A imagem e o imaginar coletivo modelam a realidade social. Por isso, a importância dessa mostra", explica.

Benevenga é também ator e diretor. Ano passado, em uma parceria com a atriz, produtora cultural e ativista social Denizeli Cardoso, resolveu embarcar no projeto. O fotógrafo conta que tentou levar para as fotos as experiências do teatro, como, por exemplo, o uso da dramaticidade.

 

"Tudo é arte, hoje todo mundo é meio multimídia, multifunção. A foto não mostra apenas a beleza, passa também essa coisa do empoderamento do espaço."

Serviço

 

Exposição Black Power

 

  • Quando: 28 de junho a 27 de julho
  • Onde: Hall do Laboratório Fotográfico – 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), Porto Alegre
  • Horário: abertura dia 28 de junho, sexta-feira, às 19h. Visitação, de terça a sexta-feira, das 9h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 21h
Fotógrafo Claudio Benevenga exibe registros fortes e concretos, para mostrar o empoderamento negro e a importância do combate ao preconceito — Foto: Claudio Benevenga
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários