sheik
Magaldi
casa da linguiça
sheik
Educação Infantil

Confira prazos e documentos necessários para inscrever novos alunos na rede pública de Educação Infantil

Período para tentar a vaga está aberto em diversas cidades

13/11/2019 15h27Atualizado há 4 semanas
Por: Fabrício Vieira
39
Famílias devem ficar atentas à lista de documentos necessários
Famílias devem ficar atentas à lista de documentos necessários

Pais ou responsáveis de crianças de até cinco anos devem ficar atentos: em Porto Alegre e em diversas cidades da Região Metropolitana, está aberto o período de inscrições para novos alunos para a Educação Infantil. Na Capital e em Sapucaia do Sul, o prazo termina nesta quinta-feira (14). 

Já em Cachoeirinha, Novo Hamburgo e Eldorado do Sul, o período de inscrições já terminou. Procurada, Guaíba não informou os dados solicitados. 

É preciso apresentar uma série de documentos da criança que será matriculada e também dos pais ou responsáveis legais. Abaixo, confira a lista.

Confira os prazos:

Porto Alegre

Quando

Até 14 de novembro. Os resultados serão divulgados no dia 21.

Público

Crianças entre zero e cinco anos e 11 meses até 31 de março de 2020.

Onde

As famílias devem procurar diretamente as escolas de seu interesse.

Documentos

Certidão de nascimento ou RG da criança, comprovante de endereço no nome do responsável legal, RG ou documento com foto do responsável, carteira de vacinação atualizada, comprovante de renda, extrato do último benefício recebido (se beneficiário do Bolsa Família), atestado/laudo médico para crianças e pais portadores de necessidades especiais, termo comprobatório da situação de abrigagem (nos casos de criança abrigada), registro da ocorrência policial ou do processo de violência doméstica e familiar em curso (no caso de mãe em situação de violência doméstica).
Alvorada

Quando

Até o dia 24 de novembro.

Público

Crianças com quatro e cinco anos completos até 31/3/2020.

Onde

Pelo site.

Documentos

Certidão de nascimento, carteira de vacinação da criança, RG e CPF dos pais ou responsáveis e comprovante de residência.
As inscrições para crianças de quatro meses a três anos completos até 31/3/2020 serão abertas em outro período, que será divulgado em janeiro.
Canoas

Quando

Até o dia 20 de novembro.

Público

Para as creches (berçário e maternal), podem ser inscritas crianças de zero aos três anos e 11 meses, completados até o dia 31 de março de 2020. Para pré-escola (Jardim I e II), a faixa etária é dos quatro anos aos cinco anos e 11 meses.

Onde

    • Subprefeitura Nordeste
      Boqueirão, 3.166, Estância Velha
    • Subprefeitura Noroeste
      Candelária, 441, Mathias Velho
    • Subprefeitura Sudeste
      Marechal Rondon, 100, Niterói
    • Subprefeitura Sudoeste
      Edgar Fritz Muller, 430, Rio Branco
    • EMEF Carlos Drummond de Andrade
      Rua 06, 400 – Quadra X, bairro Guajuviras
    • EMEF Professor Thiago Würth
      Rio Grande do Sul, 4.240, Mathias Velho

    Das 9h30min às 19h.

Documentos

CPF do responsável, certidão de nascimento ou RG da criança, comprovante de residência em Canoas, comprovante de renda de todos que residem com a criança.
As vagas são disponibilizadas mediante sorteios, que ocorrem nos dias 11 e 12 de dezembro.
Esteio

Quando

Para crianças de quatro e cinco anos completos até 31 de março de 2020, estão abertas desde o dia 28 de outubro, sem prazo limite. Para os alunos de educação infantil antes da pré-escola, o Decreto Municipal 4095/2009 prevê inscrições em fevereiro e em agosto. O calendário deve ser definido em janeiro.

Onde

    • Central de Matrículas da SME
      Rua Alegrete, 455

    De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Documentos

Certidão de nascimento e carteira de vacinação do aluno, documentos pessoais dos pais ou responsáveis e comprovante de endereço atualizado.
Gravataí

Quando

Até o dia 24 de novembro, estão abertas as inscrições para a pré-escola I e II (quatro e cinco anos) em Escolas Municipais de Ensino Fundamental que oferecem esta modalidade.

Onde

Pelo site.
Já as inscrições para as escolas de educação infantil, ABENGRA’S e Comunitárias cooperadas será de 2 a 31 de janeiro de 2020, no site www.gravatai.atende.net.

Documentos

Certidão de nascimento, carteira de vacinação atualizada, comprovante de endereço, documento com foto dos pais ou responsáveis. As escolas podem solicitar outros documentos.
São Leopoldo

Quando

Até o dia 24 de novembro, ocorre o período de inscrição para crianças de quatro a cinco anos.

Onde

Podem ser consultados pelo site ou na Central de Matrículas da Smed (Praça Tiradentes, 119, Centro).

Documentos

Certidão de nascimento ou RG da criança, CPF ou RG do responsável e comprovante de endereço no nome do responsável; CPF da criança e Cartão do SUS. Em caso de inscrições pelo site, é preciso digitalizar os documentos.
Para crianças de zero a três anos e 11 meses, o período já encerrou.
Sapucaia do Sul

Quando

Até 14 de novembro.

Público

creche (zero a três anos e 11 meses) e pré-escola (quatro a cinco anos e 11 meses).

Onde

Podem ser consultados pelo site.

Documentos

é preciso fornecer o nome completo da criança, data de nascimento, número e data de emissão da certidão de nascimento, nome completo e CPF dos pais ou responsável legal, endereço completo, telefone para contato e e-mail. Para a creche, também são necessárias informações sobre vínculo empregatício da mãe ou do responsável legal.
Viamão

Quando

Até o dia 24 de novembro.

Público

maternal II (três anos completos até o dia 31 de março de 2020), jardim I (para quem completa quatro anos até 31 de março de 2020) e jardim II (para quem completa cinco anos até 31 de março de 2020).

Onde

Para o maternal II, a inscrição deve ser feita diretamente na escola de interesse. Para os demais, pelo site.
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários