Magaldi
CARMENS TOPO
casa da linguiça
sheik
Cultura

Feira do Livro de Porto Alegre divulga programação e patrono no dia 16

Na 65ª edição, evento ocorre com alterações em 2019

09/10/2019 12h48Atualizado há 1 semana
Por: Fabrício Vieira
106
Feira do Livro na Praça da Alfândega
Feira do Livro na Praça da Alfândega

O mais longevo evento literário do País chega aos 65 anos, em 2019. Conforme a Câmara Riograndense do Livro, a marca obtida pela Feira do Livro de Porto Alegre não vai passar em branco.

A programação completa, em processo de finalização, deve ser divulgada em 16 de outubro, quarta-feira que vem. O patrono também vai ter o nome escolhido e divulgado no mesmo dia.

“É uma data histórica e estamos trabalhando sobre isso. A feira nunca parou, mesmo em tempos de distúrbios políticos”, destacou o presidente da Câmara do Livro, Isatir Bottin Filho, em entrevista ao Guaíba News desta terça-feira.

Alterações

Neste ano, o processo de escolha do patrono mudou. Tradicionalmente, o nome era definido com base em indicações de 140 entidades ligadas ao livro. Como houve somente 30 nomes indicados em 2019, a Câmara resolveu eliminar a lista de patronáveis, que reunia de cinco a dez indicações antes da escolha final. “Se houve desinteresse, resolvemos escolher o nome porque se trata de uma função muito importante, quase orgânica para a feira”, disse o presidente da CRL.

Já o espaço físico da Feira vai ser o mesmo do ano passado, provavelmente com o mesmo número de bancas. Além disso, atrações como oficinas e palestras seguirão sendo realizadas nos equipamentos culturais do entorno da Praça da Alfândega. “Vamos manter uma programação inclusiva, gratuita e de ampla acessibilidade”, complementou Bottin.

Nesta edição, também não há país homenageado, embora estejam asseguradas as presenças de autores regionais, nacionais e de fora do Brasil.

Vendas

Em 2018, as vendas de livros cresceram 9% em relação ao ano anterior. Em números absolutos, em 2017, foram vendidos 237.710 exemplares. O público, em 18 dias, chegou a mais de 1,2 milhão de pessoas, ou aproximadamente 70 mil por dia.

A última edição contou com 85 expositores na Área Geral, 13 na Área Infantil e Juvenil, 7 na Área Internacional, totalizando 105 bancas de livros, de um total de 135 estandes. O evento teve 5.800 m² de área coberta e 9 mil m² de área total.

A 65ª Feira do Livro de Porto Alegre ocorre entre 1º e 17 de novembro na Praça da Alfândega, no Centro da cidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.