Magaldi
sheik
CARMENS TOPO
casa da linguiça
Tecnologia

SAPUCAIA DO SUL | Prefeitura lança app para pais acompanharem rotina escolar dos filhos

Instituição é primeira a participar do Projeto Presença

12/09/2019 12h32
Por: Fabrício Vieira
3
Prefeito Dr. Luis Rogério Link salienta que o uso da ferramenta na rede municipal é uma importante inovação.
Prefeito Dr. Luis Rogério Link salienta que o uso da ferramenta na rede municipal é uma importante inovação.

Com apenas um toque no celular, os pais e responsáveis dos alunos da Escola Municipal João de Barro, de Sapucaia do Sul, acompanham a vida escolar dos seus filhos. A instituição é primeira a participar do Projeto Presença, que será implantado pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, em todas as escolas da rede municipal da cidade. A iniciativa que foi lançada hoje, 11 de setembro, é pioneira no Estado.

Por meio do aplicativo Nina, as famílias são informadas, em tempo real, sobre a presença, desempenho e atitudes dos estudantes, e têm acesso às notas e cronograma de trabalhos e provas. O prefeito Dr. Luis Rogério Link salienta que o uso da ferramenta na rede municipal é uma importante inovação. “Somos o primeiro Município do Rio Grande do Sul a utilizar um aplicativo como este, em toda a rede municipal. Com esta iniciativa damos adeus aos bilhetes de papel, que muitas vezes nem chegam nas casas. O Projeto Presença facilita para aqueles pais que gostariam de ser mais presentes na vida escolar do filho, mas que muitas vezes não podem por conta do trabalho”, disse o prefeito.

O secretário de Educação, Jairo Jorge, explica que o uso da ferramenta nas escolas municipais tem como principais objetivos aproximar as escolas das famílias e reduzir a evasão escolar. “As famílias estarão conectadas com a escola, acompanhando o dia a dia do seu filho, seu desempenho e sua frequência. Temos, hoje, 1,7% de evasão escolar, que é um índice baixo, se comparado com outros municípios. Mas queremos reduzir este número porque, para nós, cada criança e cada jovem conta”, falou.  O diretor da Escola João de Barro, Lairton Ariel Kaefer; e o diretor da empresa Metaway, responsável pelo aplicativo, Marciano Burtet, também participaram do lançamento do projeto.

Acompanhamento em tempo real: O Projeto Presença começou a ser implantado na Escola João de Barro no mês passado e hoje, 243 famílias já estão utilizando o aplicativo. Para Paula Fogaça, 36 anos, mãe do Victor Kauer, 13 anos, aluno do 6º ano, a ferramenta lhe traz tranquilidade. “Foi a melhor coisa que fizeram. Sou uma mãe presente, mas agora que comecei a trabalhar, o aplicativo facilita bastante. Tenho como acompanhar as notas do meu filho e os trabalhos que ele precisa fazer, mesmo quando estou no trabalho”, contou. Para quem não tem smartphone, as notificações podem ser feitas via SMS ou por email.

Até o final do ano, todas as escolas da rede municipal de Sapucaia utilizarão o aplicativo. Ao longo deste mês, o projeto será implantado nas escolas Alfredo Adolfo Cassel, Júlio Casado, Hugo Gerdau, Justino Camboim, Lourdes Fontoura, Marechal Bitencourt, Otaviano Silveira, Aurialícia Chaxim Bes, Alfredo Juliano e Padre Réus. Em outubro, o projeto será implantado em outras nove escolas, e em novembro, nas oito restantes.

*Com informações da Prefeitura de Sapucaia do Sul

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.