• Porto Alegre, 13/07/2024
  • A +
  • A -
Publicidade

Lixo nas ruas causa preocupação em Porto Alegre durante dias de chuva

DMLU está reforçando a limpeza nas regiões onde ainda há móveis e entulhos nas vias


Lixo nas ruas causa preocupação em Porto Alegre durante dias de chuva Segundo o DMAE, o lixo acumulado em alguns bairros, como no Sarandi, pode ser um problema para o escoamento da água pluvial caso a chuva seja forte. | Foto: Camila Cunha


Desde quinta-feira até hoje, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre está atuando com um plano de contingência que dá prioridade à limpeza pós-enchente das áreas que foram alagadas em maio, bem como as que ainda correm riscos de alagamentos. A ação se faz necessária diante da previsão de chuva prolongada durante toda a semana, até o próximo domingo.

Até o momento, foram direcionados 600 garis e 200 equipamentos, com caminhões e retroescavadeiras, para limpeza dos bairros Sarandi, Farrapos, Humaitá, Ilhas, Navegantes e Anchieta. A força-tarefa seguirá durante a semana.

Nos bairros Sarandi e Navegantes, no dia de hoje, e equipe do DMLU continua realizando os serviços de limpeza, como raspagem do lodo, recolhimento de móveis estragados e entulhos diversos.

No Sarandi, por exemplo, muitas pessoas retomaram suas residências apenas durante a semana passada, por isso muito lixo foi depositado nas ruas ao longo da semana e no final de semana. O fator exige um esforço maior da prefeitura para retirar o lixo a tempo de evitar que o entulho seja carregado pela água das chuvas, que iniciaram neste sábado.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as estações meteorológicas da Capital gaúcha apontaram que, até o início da tarde deste domingo, choveu em torno de 28,8mm a 30,8mm na cidade. A previsão do tempo, segundo o Climatempo, é de pancadas de chuva durante toda a semana, até o próximo domingo.

A Defesa Civil municipal tem mais de dez equipes efetuando rondas para vistoriar os bairros afetados pela enchente do mês passado, sendo eles Sarandi, Humaitá, Vila Farrapos, Ilhas, Lami, Guarujá, Restinga e 4º Distrito.

Arroios e o dique do bairro Sarandi também estão sendo vistoriados pela Defesa Civil. Até o momento, nenhuma ocorrência foi registrada.

Segundo o DMAE, o lixo acumulado em alguns bairros, como no Sarandi, pode ser um problema para o escoamento da água pluvial caso a chuva seja forte.

“A prefeitura não teve ainda condições de limpar todas as ruas devido ao grande volume (de lixo), principalmente no Sarandi, onde somente no fim de semana passado nós conseguimos esgotar (os alagamentos). Somente nessa semana que o pessoal conseguiu voltar para suas casas e colocar todos os móveis que estragaram para fora, para começar a retomar suas vidas”, explicou Loss.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.