• Porto Alegre, 13/07/2024
  • A +
  • A -
Publicidade

Defesa Civil confirma alertas para chuvas volumosas no RS

Órgão pede que prefeituras realizem trabalhos preventivos que evitem alagamentos

Poa 24 horas
Defesa Civil confirma alertas para chuvas volumosas no RS Foto: Alex Rocha / PMPA

A Defesa Civil estadual confirmou, há pouco, a previsão de tempestades para o Rio Grande do Sul nos próximos dias. O órgão está articulando junto às prefeituras a adoção de medidas preventivas, especialmente em locais com pequenos rios, córregos e sistemas de escoamento.

Casos os cursos de água demandem manutenção e limpeza em razão dos eventos meteorológicos anteriores, o trabalho permitirá a adequada vazão e escoamento dos eventuais volumes de chuvas que possam ocorrer.

Também pode ocorrer lenta elevação de rios principais, além de alagamentos pontuais. Outra orientação aos municípios é que verifiquem as áreas de risco propensas a movimentos de massa, para que as medidas preventivas dos Planos de Contingência municipais possam ser adotadas oportunamente.

Sábado

No sábado (15), a chuva será entre moderada e forte. Ela virá acompanhada de descargas elétricas em grande parte do RS. Uma região de baixa pressão aliada ao fluxo de umidade vindo do norte, favorecem as precipitações.

Neste dia, o alerta abrange Campanha, Sul, Missões e Centro, onde há risco de eventual queda de granizo e rajadas de vento de até 70 km/h. Os acumulados ficam em torno dos 20 aos 30 mm/dia. Antes das chuvas, os ventos sopram em áreas da metade Norte e Centro do Estado, com rajadas entre 30 e 55 km/h.

Domingo

No domingo (16), as chuvas serão intensas sobre as Missões, Noroeste, Centro, Vales, Região Metropolitana, Costa Doce, Litoral Médio e Norte e Serra gaúcha. As instabilidades se devem à atuação da baixa pressão, fluxo de umidade vindo do norte e formação de uma frente fria.

Além disso, os volumes variam entre 40 e 70 mm/dia. Assim, há condição de ventos pontualmente fortes enquanto as instabilidades atuam, podendo passar dos 60 km/h e ventos constantes com rajadas na casa dos 50 km/h na metade Sul do Estado.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.