• Porto Alegre, 13/07/2024
  • A +
  • A -
Publicidade

INSS avalia que prédio ocupado no centro histórico tem potencial para virar moradia

Poa 24 horas
INSS avalia que prédio ocupado no centro histórico tem potencial para virar moradia Foto: Reprodução / Internet

Negociação entre representantes do órgão e líderes do MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TETO (MTST), continua.

O assunto passará a ser conduzido pela PROCURADORIA-GERAL ESPECIALIZADA do INSS, que analisará a ocupação sob o ponto de vista legal.


Integrantes do MTST ingressaram no prédio no último sábado,(8/6) e seguem no local.


Representantes do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL,(INSS) e lideranças do MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TETO (MTST), se reuniram na tarde de terça-feira,(11/6) para dialogar sobre a ocupação do antigo prédio do órgão, localizado no CENTRO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE.

Segundo o INSS, foi comunicado aos ocupantes que o edifício não está em condições de abrigar pessoas no momento.

Em nota, o órgão ressaltou

ainda que o imóvel já foi indicado como potencial para ser transformado de escritório em moradia. 

De acordo com o INSS, o prédio poderia fazer parte do programa "IMÓVEL DA GENTE", lançado pelo governo Lula em fevereiro deste ano para isso acontecer, entretanto, é necessário que o FUNDO PREVIDENCIÁRIO seja indenizado, assim como uma avaliação na estrutura seja feita.

De acordo com lideranças do MTST, o objetivo da ocupação é que o prédio seja disponibilizado à população por meio do "MINHA CASA MINHA VIDA", para virar moradia definitiva. 

O movimento elogiou o diálogo estabelecido com o INSS, considerando que a reunião foi produtiva.

As duas partes buscam uma solução e devem seguir negociando. Por enquanto, a mobilização irá seguir no local, e o órgão também não prevê realizar qualquer ação para retirar as pessoas da ocupação.

Ainda conforme o INSS, o tema será conduzido pela PROCURADORIA-GERAL ESPECIALIZADA, que deve analisar a ocupação sob o ponto de vista legal.

A ocupação batizada de "MARIA DA CONCEIÇÃO TAVARES", foi estabelecida no último sábado,(8/6), dia em que a economista morreu. 

Ο prédio fica localizado na TRAVESSA MÁRIO CINCO PAUS.

Quando questionado sobre o assunto, o PREFEITO de PORTO ALEGRE, SEBASTIÃO MELO, disse ser contra a ocupação como caminho para garantia da moradia, apesar de concordar com a relevância do tema da habitação. 

Em 2023, a prefeitura havia defendido a destinação do prédio para moradias populares do "MINHA CASA, MINHA VIDA". Entretanto, após a ocupação, MELO disse que não irá fazer novos movimentos no assunto.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.