casa da linguiça
Magaldi
CARMENS TOPO
sheik
PORTO ALEGRE

Prefeitura de Porto Alegre mostra esboço de roda-gigante de 80 metros de altura na orla do Guaíba

Projeto faz parte da revitalização do segundo trecho de um dos principais pontos turísticos da Capital. Consulta pública para concessão será lançada na próxima segunda-feira (12).

10/08/2019 16h41
Por: Fabrício Vieira
Fonte: G1 RS
170

Porto Alegre pode ter uma das maiores roda-gigantes do Brasil. Esta é a intenção da prefeitura conforme esboço apresentado nesta sexta-feira (9) pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior, em evento no Salão Nobre do Paço Municipal, que contou com a participação do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, responsável pelo projeto de revitalização da orla do Guaíba.

O autor do desenho visitou os trechos 1 (Moacyr Scliar) e 3 (ainda não denominado). No encontro, o prefeito fez uma apresentação da orla e antecipou que, no trecho 2, haverá uma roda-gigante de, no mínimo, 80 metros de altura. Ela deve ficar entre a Rótula das Cuias e o Anfiteatro Pôr do Sol.

“Seu sonho da roda-gigante será realizado", disse o prefeito Marchezan a Lerner. "Como uma homenagem, guardamos a informação para lhe dar pessoalmente em sua visita a Porto Alegre.”

A ideia já constava em um pré-esboço do arquiteto, apresentado há cinco anos à prefeitura. Lerner, que foi três vezes prefeito de Curitiba e duas vezes governador do Paraná, esteve em Porto Alegre para receber o Troféu Câmara Municipal, em sessão solene no Plenário Otávio Rocha. Foi a primeira visita dele à capital gaúcha desde a inauguração da orla, um ano atrás.

 

“A obra é um exemplo ao país. Se pudesse, vinha de cadeira de rodas de Curitiba”, brincou Lerner. "O sentimento que movia os arquitetos (responsáveis pela revitalização) era de amor pela cidade."

O prefeito informou que o equipamento deve ser um dos mais altos do país, maior do que o existente em São Paulo, de aproximadamente 50 metros de altura, e próximo ao que deverá ser construído no Rio de Janeiro, de 88 metros. O investimento, salienta Marchezan, deve partir da iniciativa privada.

Uma consulta pública para concessão será lançada na próxima segunda-feira (12). Os porto-alegrenses terão 30 dias para se manifestar.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários